Dia a dia · Idioma alemão

Volta às aulas!

Assim que o Tiago e eu soubemos que viríamos para a Alemanha, deixamos nossos trabalhos no Brasil. Eu era assessora de comunicação e saí da empresa no fim de novembro. Em dezembro e janeiro, me dediquei a todas as necessidades que essa nova fase exigiu de nós dois – documentações, vendas de quase todas as nossas coisas, arrumação das malas. Em fevereiro e março, minha dedicação foi toda voltada para a adaptação por aqui.

Agora, com a chegada do mês de abril, ganho uma nova etapa nesse novo ciclo: segunda-feira, dia 4, volto a ser estudante, no curso de alemão! E preciso dizer que pareço até uma criança esperando as aulas começarem! Já pus na mochila meu novo material escolar, comprei uma “lancheirinha” para levar meu almoço e mal posso esperar para conhecer os colegas e o/a professor/a. 😀

Minhas aulas serão intensivas e ocuparão boa parte do meu tempo: de segunda a quinta, cinco horas por dia. É aprender ou aprender – e desatar o nó na garganta que já mencionei no blog. A parte mais difícil de morar fora, para mim, é ainda não falar alemão.

Mas, nesses dois meses de “férias” na Alemanha, a vida de imigrante já tem me presenteado com uma grande lição que certamente levarei no coração daqui em diante: a de pegar mais leve comigo mesma. Com certeza, ainda não sou capaz de tirar um “10” nessa matéria, porém, dentro me mim, eu sei que já sou uma nova Lissa, mais calma, menos ansiosa, mais desprendida e, principalmente, cada vez mais certa de que – como diz o Jayr, meu sogro – há Alguém lá em cima que gosta de mim.

Por isso, sobre o friozinho na barriga pelo início das aulas, posso dizer que, hoje, sinto prazer em senti-lo (eu não era grande fã de frios na barriga até pouco tempo). E sobre o que vem por aí após a conclusão desse curso intensivo – já que muita gente me pergunta o que vou fazer, se vou trabalhar, quais serão as próximas etapas -, ainda não sei responder. Mas volto para contar como serão as primeiras experiências na escola.

Um passo de cada vez, um dia depois do outro, de aprendizado em aprendizado. É assim vamos seguindo. Felizes! 🙂

Lissa

 

 

 

 

Anúncios

10 comentários em “Volta às aulas!

  1. Como diz um amigo meu: vá suave na nave que você ainda não percebeu, mas já foi mais longe do que poderia imaginar… Um abração p/vc e pro Ti.

    Curtir

  2. Vivi toda essa experiência que você está vivendo há muito tempo atrás quando meu marido foi transferido para Stuttgart para trabalhar na Bosch. Adoro ler e te ver, lembro de tudo que vivi. E posso te dizer, você vai amar a cada dia esse país e essa linha cheia de consoantes que nis dá arrepios. Aproveite! Cada dia, cada novidade, cada oportunidade. Vou seguir te acompanhando. Outro dia vi você fazer um pãozinho que sai de uma latinha, não é sensacional, também fiz muito desses pães. Que delicia. Vou te escaltear como diz minha filha, te seguir passo a passo, assim revivo minha história da qual tenho muita saudades. Tschüss, alles Gute für dich und deinen Mann.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Querida Ana Rita, que mensagem deliciosa de ler! Obrigada pelo carinho e pelo apoio. Viver na Alemanha tem sido mesmo delicioso. Por isso, estou animada para as aulas. Espero que eu consiga aprender tudo o que você conseguiu! Bom, espero que continue, então, me acompanhando por aqui. Tem sido muito gostoso compartilhar essa experiência com leitores tão carinhosos assim! 😘

      Curtir

  3. Muito legal Lissa, com toda sua dedicação e vontade, com certeza você vai se sair muito bem. Sucesso pra essa nova “aluna”. Adorei a idéia da “lancheirinha”.kkkkk

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s