Dia a dia

Meus 5 Podcasts favoritos

Oi, gente! Você sabe o que é Podcast?

Um ano atrás, eu ainda não sabia. Mas esse negócio impactou tanto minha vida, que já não consigo ficar sem ter uns episódios baixados no celular pra me fazer companhia durante as atividades domésticas ou nos trajetos de trem.

Quem me apresentou esse mundo maravilhoso da podosfera foi o Tiago, que sempre vinha animado contar algo interessante que tinha escutado em algum dos Podcasts que acompanha. Aí, né, sem ter televisão em casa (compramos uma só recentemente) e com a programação do YouTube e da Netflix limitada pela Alemanha (afff…), fiquei com vontade de saber se existia algum conteúdo em português que também pudesse me interessar.

Buscando com algumas palavras-chave que eu não lembro mais quais foram, achamos o Podcast Mamilos, que foi amor à primeira ouvida. A partir dele, fui descobrindo uma série de conteúdos mega informadores que conquistaram meu coração.

Abaixo, vou listar os meus 5 programas favoritos.

O que é Podcast e como faço para baixar os programas?

Abrindo um parênteses para os que não sabem ainda o que é Podcast:

O Podcast está para o rádio, assim como o YouTube está para a televisão. Então, da mesma forma que você assina (de graça) o canal de uma pessoa no YouTube e passa a acompanhar todos os vídeos que ela posta nessa plataforma, é possível assinar (de graça) um programa de Podcast para ouvir todos os áudios que são lançados por ele.

Para assinar um programa de Podcast, há algumas alternativas. A que eu acho mais fácil é baixar um aplicativo no celular que faça o download automático dos programas que assino – aliás, dê uma olhadinha para checar se seu celular já não possui algum programa, pois alguns smartphones já vêm com aplicativos para ouvir Podcasts.

Outro caminho é escutar pelo site dos programas. O ponto negativo, nesse caso, é não receber o áudio diretamente quando os conteúdos vão ao ar. Mas não deixa de ser uma possibilidade.

Bom, agora sim, vamos aos meus favoritos!

Meus 5 Podcasts favoritos

  1. O Nome disso é Mundo (Ondem)

O Ondem vem em primeiro lugar porque se transformou no conteúdo da minha vida.

Ele é feito assim: o Filipe Teixeira, que mora em Medellin, na Colômbia, e a Letícia Diethelm, que mora em Viena, na Áustria, entrevistam brasileiros espalhados por todo o mundo para saber mais sobre os motivos que os levaram a se aventurar fora do Brasil, sobre as experiências de vida de cada um, as dores e os aprendizados e, claro, revelar muuuitas curiosidades interessantíssimas sobre as atuais moradas dos entrevistados.

E o mais legal, na minha opinião, é que o conteúdo do Ondem não fica limitado a um Podcast de viagem, mas tem um horizonte mais aberto, em que o foco não é o destino atual do entrevistado, mas sim o que ele tem visto e vivido por lá, o que tem aprendido com a cultura, do que sente falta no Brasil, enfim… há sempre muita emoção envolvida.

2) Mundo Interno 

O Podcast Mundo Interno trata de questões psicológicas do expatriado e nasceu dentro do Podcast Nome disso é Mundo, depois que a psicóloga brasileira Vanessa Gazetta, que mora atualmente no Uruguai, foi entrevistada pelo Filipe e pela Letícia para falar sobre Síndrome do Regresso.

Bom, só com essa primeira descrição acho que já dá para imaginar que maravilhoso é o conteúdo, né? Mas eu posso deixar melhor: bastou ouvir apenas dois programas (de cerca de 30 minutos cada um) para eu ver minha vida na Alemanha detalhadamente narrada pela Vanessa, o que, claro, mexeu muito comigo. Na época em que escutei os programas, eu ainda estava tentando dar nome a algumas angústias que vivi nos primeiros meses morando fora do Brasil e, de repente, tudo ficou muito mais claro pra mim… Esse Podcast é lindo!!!

3) Mamilos

Calma, gente, o Podcast não é só feito de conteúdos de expatriados. Pelo contrário! Há muuuito tema quente desse Brasilzão discutido com empatia e peito aberto, como fazem as maravilhosas Cris Bartis e Juliana Wallauer, do Mamilos.

Sabe aqueles tópicos polêmicos que são discutidos superficial e raivosamente por aí? Então, a Cris e a Ju trazem os temas pra mesa, convidam alguns especialistas e amigos e procuram as pontas do novelo pra desemaranhar os fios. Mas o objetivo delas não é buscar as respostas para os assuntos e formar uma opinião. Não: o objetivo é questionar ainda mais os assuntos e trazer mais pontos de vista, terminando o programa, muitas vezes, com mais perguntas do que havia no começo.

E, mesmo que a gente acabe de ouvir um programa discordando do que foi dito, tudo bem. O que importa é saber falar sem impor, explicar sem ferir, concluir sem ofender e, claro, ouvir com empatia.

4) Naruhodo!

Ai, gente, esse Podcast é o queridinho dos queridinhos! E tem um formato bem curtinho pra dar tempo de escutar e se informar durante uma tarefa e outra, enquanto a gente espera alguém ou num trajeto rápido do transporte até em casa.

Quem apresenta são os supersimpáticos Ken Fujioka e Altay de Souza, que desmistificam vários assuntos científicos e temas de senso comum, questionam o resultado de pesquisas científicas publicadas por aí, lançam desafios e dão uma aula completa ao responder as dúvidas mais esquisitas e curiosas feitas pelos ouvintes. Nossa! É sensacional.

5) Som do Mundo

Desculpa, mas eu vou voltar a falar do Ondem (afinal, é o “Podcast que vai embora, mesmo que volte”)… hehehe! 🙂 É que, além do próprio O Nome disso é Mundo e do Mundo Interno, que eu já falei aqui, há outros Podcasts irmãos que nasceram desse conteúdo e que também são espetaculares.

O Som do Mundo é mais um dessa família. É comandado pela Camila Valente – esposa do Filipe Teixeira e irmã da Letícia Diethelm – e traz as músicas que embalaram as entrevistas feitas pelo Filipe e pela Letícia durante cada mês, sempre com uma temática que remete ao lugar em que o entrevistado está ou ao assunto discutido na conversa.

Eu adoro esse conteúdo, pois é a hora em que a conversa dá lugar às músicas e que a mente, depois de aprender tanto com tanto conteúdo falado, para apenas para ouvir e sentir o som…

Então é isso!

Se você também é amante de Podcast e tem algum conteúdo especial guardado no coração, conta aí pra mim nos comentários!

E, se você ainda não ouviu nenhum, vai lá baixar uns pra ouvir quando der! APOSTO que não vai se arrepender… 🙂

Beijos!
Lissa

 

 

 

 

Anúncios

6 comentários em “Meus 5 Podcasts favoritos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s