Idioma alemão

Por que alemão é tão difícil? – Dica de livro

alemao dificil dica livro
Versão alemã do livro “Losing my Voice and Finding Another”

Aprender alemão não é uma tarefa fácil, mesmo para quem mora na Alemanha ou em outros países de língua germânica. Afinal, ao contrário do que a gente imagina, ainda que a gente estude, pratique e vivencie o idioma diariamente, parece ser difícil perceber que nosso “nível de alemão” melhora ao longo do tempo e acompanha nosso esforço.

Vez ou outra, isso mexe bastante comigo – e, conversando com alguns amigos, percebo que também mexe com outras pessoas. É como se, dependendo da situação e da personalidade do nossos interlocutores, a gente voltasse a ser criança, no sentido de se ver pequeno ou intimidado perto dos demais.

E todo esse sentimento acaba dificultando ainda mais o aprendizado de uma língua que, por si só, já é complexa em seus três gêneros, quatro declinações, palavras gigantescas e pronúncias embaraçadas. Por isso, além da dedicação às aulas de gramática, escrita, fonética e conversação – e claro, além da vivência do idioma no dia a dia -, acredito ser muito importante prestar atenção no novo falante que estamos desenvolvendo aqui, dentro da gente.

Ou seja, se você vai aprender alemão – e acho que a sugestão também deve ser válida para outros idiomas – direcione seu tempo e esforço para aprender a ser paciente com você mesmo ao longo do processo de aprendizado, reconhecendo seu próprio ritmo, suas qualidades e também limitações.

Foi o que aprendi – pelo menos em teoria, que todos os dias tendo pôr em prática – lendo o livro “Losing my Voice and Finding Another” (há também a versão em alemão, que se chama “Deutsche Sprache, meine Sprache?“), do autor Cooper Thompson, que tive o prazer de conhecer pessoalmente. Ele é estado-unidense e veio morar na Alemanha – e, consequentemente, aprender alemão – tendo já mais de 40 anos. E, para tentar aliviar a sensação de sufocamento trazida pelo aprendizado do alemão, Cooper escrevia um diário que, anos depois, transformou-se nesse maravilhoso livro.

Se você quiser mais informações sobre o livro e também sobre o autor, assista ao vídeo abaixo (meu primeiro em alemão para o YouTube!!!), em que converso com o Cooper:

Tanto a versão original, em inglês, quanto a versão alemã estão disponíveis para compra pelo site da editora do livro, Brandes & Apsel. E, nesse site, também é possível encontrar a versão on-line em inglês. Espero que gostem!

Boa leitura! 🙂

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s