Dia a dia · Receitas

Pão de queijo (e polvilho) na Alemanha – receita!

Não tem nada mais gostoso do que comer pão de queijo fresquinho, junto com um café coado na hora. Hmm… Eu AMO! E, morando na Alemanha, uma das coisas que eu mais sinto saudade quando vou a alguma padaria é de encontrar essa maravilha bem mineirinha, crocante por fora e macia por dentro…

Mas, se a vontade bater forte, fique tranquilo: dá pra fazer pão de queijo na Alemanha! E a receita que eu aprendi com uma amiga, a Patrícia, é fácil e bem saborosa. Vou compartilhar com vocês abaixo.

Antes, preciso apenas mostrar os caminhos para se chegar ao polvilho, ingrediente fundamental do pão de queijo. É que, na Alemanha, não é tão simples achar polvilho como no Brasil, onde a gente encontra em qualquer vendinha. Mesmo nos supermercados maiores da Alemanha, como Kaufland, Real ou Edeka, nunca vi polvilho pra vender.

Não há nos grandes supermercados, mas certamente quem mora na Alemanha vai encontrar polvilho doce em algum mercado asiático perto de casa. E o nome do ingrediente em alemão é “Tapiokamehl“. O valor de 1kg desse polvilho nessas lojas costuma ser, aproximadamente, 2,50 €.

Polvilho doce – foto da internet

Se você estiver procurando polvilho azedo, mais fácil comprar diretamente pela internet. Eu compro vários produtos brasileiros (tapioca, farinha de mandioca etc) pela Amazon. Só digitar “polvilho azedo“, em português mesmo, e vai achar várias opções. Um pacote de 500g custa, mais ou menos, 3,50 €.

Ah! Outra dica é procurar, em sua cidade ou região, alguma loja de produtos brasileiros. Aqui em Nuremberg, por exemplo, temos a Santos Import, uma loja portuguesa, onde facilmente encontramos polvilho e vários outros produtos bem brasucas.

Vale dizer que, tanto na internet quanto na Santos Import, encontro para vender uma mistura pronta da marca Yoki para pão de queijo. É só acrescentar ovo, água e misturar. Já compramos, e o sabor é até gostoso. Mas quer uma opinião sincera? Não tem muito gosto de pão de queijo, não… Prefiro fazer eu mesma a massa! 😉

Agora que você já sabe onde encontrar polvilho na Alemanha, guarde essa receita e faça quando aquela vontade de comer pão de queijo atacar! Quem me ensinou como fazer foi a Patrícia G., do instagram @vornamepaty. Eu preparei ontem, e o Tiago e eu amamos:

Receita de pão de queijo da Patrícia

Ingredientes:

100 ml de óleo

100 ml de leite

200 ml de água fervente

500 g de polvilho azedo

1 ovo

150g de queijo parmesão ralado

50g de queijo mussarela ralado

2 colheres (chá) de sal

Preparo:

  1. Preaqueça seu forno a 180°C;
  2. Em uma vasilha grande, adicione o polvilho, o sal, o ovo e os queijos;
  3. Em uma vasilha menor, misture o óleo, o leite e a água fervente;
  4. Regue com os líquidos a mistura do polvilho e misture bem com as mãos mesmo;
  5. Se sentir que a massa ficou muito mole para enrolar as bolinhas, pode levar à geladeira por 40 minutos, apenas para firmar;
  6. Enrole as bolinhas e coloque em uma forma com papel de assar (Backpapier).
  7. Leve ao forno preaquecido e deixe assar por 20 minutos.

Dica: você também pode levar a massa dos pães de queijo para o congelador, depois de enrolar as bolinhas. Basta colocá-las em um prato, congelar e, depois que elas estiverem bem durinhas, transferir para um saco ou um recipiente com tampa. Assim, você vai ter sempre em casa pães de queijo para assar na hora em que der vontade!

Espero que tenham gostado do post tanto quando eu gostei de comer pão de queijo na Alemanha! 😀

Beijos! :*

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s