Dia a dia

O verão na Alemanha

É verão na Alemanha. Acabei de bater os olhos no termômetro que temos em casa para conferir a temperatura interna: 29,5°C. Lá fora, faz um dos dias mais quentes do ano: 38°C. Esse calor já dura uns dias e, segundo a previsão do tempo, tudo indica que ainda vai permanecer conosco mais alguns.

É, sem dúvidas, o verão mais quente que já presenciei na Alemanha. Conversando com quem mora no país há mais tempo, a impressão é unânime: o calor parece mesmo estar a cada ano mais intenso.

E não está somente quente. Tá seco demais. É difícil encontrar um refresco ou lugar confortável para respirar bem. No verão aqui, não costuma chover tanto quanto no verão brasileiro.

Nas casas ou prédios, diferentemente das construções brasileiras, geralmente não tem ar condicionado, e as paredes, janelas, pisos e telhados são isolados de tal maneira que retêm todo o calor aqui dentro. Lá fora, quase impossível não querer logo procurar uma sombra, já que o sol não dá tréguas entre as 4 horas da manhã e as 21 da noite. Muito mais tempo de sol que qualquer verão tropical.

Nos lugares públicos, como shoppings ou bibliotecas – ou até mesmo dentro dos transportes públicos, não é tão comum encontrar ambientes climatizados. Na verdade, o que mais a gente vê são locais fechados, abafados e fedendo à falta de desodorante e higiene, já que as pessoas não abrem nenhuma janela, na intenção de impedir o ar quente de entrar – uma lógica que, pra mim, ainda não faz muito sentido, já que, quente por quente, prefiro quente com ar renovado e sem cheiro ruim.

Aliás, os locais são tão “despreparados” para lidar com essas altas temperaturas, que escolas liberam seus alunos das aulas nos dias mais quentes do ano, assim como fazem no inverno em dias de muita neve.

E em ambientes profissionais não é difícil encontrar outfits como os do senhor na foto abaixo. Na verdade, essa é uma imagem bem típica dessa estação do ano por aqui:

Típica imagem que você encontrará durante o verão na Alemanha

Bem… Acho que deu para notar que, para a minha visão brasileira, são tantas as particularidades do verão na Alemanha, que eu poderia escrever páginas e páginas sem esgotar o assunto.

Esse tema rende tanto, que foi inclusive pauta de um episódio do Podcast Alemanhacast, em que o Tiago (meu marido) e eu conversamos com nossos amigos Fernanda e Vermelho, respondendo a dúvidas dos ouvintes sobre como é viver essa estação do ano em um local tão acostumado com o frio. Você pode ouvir o episódio clicando aqui – ou, se preferir, acessando diretamente pelo Spotify ou por um aplicativo de ouvir podcasts no seu celular.

Mas o que é um Podcast?

Podcasts são como programas de rádio, mas com a vantagem de você poder ouvir quando e onde quiser, além de pausar e continuar ouvindo mais tarde.

Costumo dizer que o podcast está para o rádio, da mesma forma que o YouTube está para a televisão. Afinal, você mesmo escolhe o conteúdo que quer ouvir de acordo com seu interesse, e pode seguir os programas com os quais mais se identifica.

Para ouvir podcasts, basta instalar um aplicativo de tocar podcast em seu celular ou tablet. O Spotify também serve para essa função. Com esse aplicativo, você procura temas de seu interesse e pronto! Já faz parte do mundo da podosfera!

Ah! Vale lembrar que é tudo gratuito, viu? Você não paga nada para ouvir o Alemanhacast ou qualquer outro programa de podcast. 😉

3 comentários em “O verão na Alemanha

  1. Espero que passem bem por este verão rigoroso, temos visto as notícias do verão “acalorado” europeu desta temporada, acredito que por estarem mais acostumados com friozinho os Europeus sofrem bastante com esses dias de fervura…
    Um grande abraço pra vcs meus queridos.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s