Uncategorized

Coronavírus e a importância das ações coletivas

Imagem de Felipe Guga

Além da pandemia do coronavírus, uma epidemia de informações, tantas vezes distorcidas, põe medo em pessoas e faz outras acreditarem que medidas e recomendações de governos sejam exagero.

Bom, vamo lá: não podemos ser negligentes com o alerta do momento. A atual fase é delicada, e infelizmente pode ainda não ter alcançado o pior estágio.

Mas, assim como tudo na vida, podemos tirar boas lições de vida com o coronavirus.
E eu penso que a maior delas seja a noção de coletividade, de a gente usar essa oportunidade para entender que o nosso papel como parte de uma sociedade pode parecer pequeno, mas é extremamente significativo.

Pense aí comigo: quando toma para si o alerta e segue recomendações de prevenção do vírus, além de evitar que você mesmo fique doente, impede que outras pessoas a sua volta fiquem. Ou seja, mesmo que seja jovem, tenha saúde e não sinta medo de pegar o vírus, quando você faz o seu papel para não ser infectado, acaba ajudando pessoas que fazem parte do grupo de risco a não se infectarem também. E aí poderemos ter menos pessoas precisando de leitos hospitalares, colaborando para evitar o caos dos sistemas de saúde.

Quer mais um exemplo prático? Olhe para as estantes de supermercados. Aqui, na Alemanha, há várias delas vazias, infelizmente. Por pânico, tem muita gente estocando mantimentos e esperando o pior.
Bem, pânico é tudo o que não vai nos ajudar a tomar boas decisões em um momento delicado como este. Além disso, seria muito prudente, humano e solícito a gente pensar que outras pessoas também precisam se alimentar e manter a higiene em casa. Então, ao invés de fazer estoques maiores do que o necessário, pense que o coronavírus não está influenciando ações somente debaixo do seu teto. O MUNDO TODO está se sentindo ameaçado por ele.

Quer mais uma medida extremamente eficiente contra o vírus, mas que só funciona se for tomada no coletivo?⚠️ Parar de circular informações falsas sobre a doença. Se você não sabe se é verdade, não divulgue. E, se quiser se manter realmente informado, recomendo o biólogo e pesquisador da área de virologia Átila Iamarino. Segue o link do perfil do YouTube dele: https://www.youtube.com/channel/UCSTlOTcyUmzvhQi6F8lFi5w

Faça a sua parte, mesmo que ache uma pena que a maioria não faça. Boas ações também podem se espalhar como vírus. Basta que sejam feitas.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s